quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Químico das Proteínas



Gerardus Johannes Mulder (Gerrit Jan Mulder) (27 de Dezembro de 1802,Utrecht - 18 de abril de 1880, Bennekom) foi um químico orgânico holandês. Foi responsável pela descrição e introdução do termo "proteína", num artigo publicado em 1835, no qual sugere também que os animais retiram a maior parte das proteínas necessárias das plantas.


Mulder nasceu em Utrecht, e ganhou um diploma de medicina da Universidade de Utrecht.

Ele se tornou um professor de química em Rotterdam e mais tarde em Utrecht. Enquanto na Universidade de Utrecht , Mulder descrito a composição química da proteína . Ele reivindicado que as substâncias albuminosas são constituídos por um radical comum , proteína , e proteína que tinha a mesma fórmula empírica , excepto para algumas variações em quantidades de enxofre e de fósforo , muito antes da natureza do polímero de proteínas foi reconhecido após o trabalho por Staudinger e Carrothers .

Ele foi o primeiro a usar este nome , proteína, cunhado por Jöns Jacob Berzelius em uma publicação , seu papel 1838 " Sobre a composição de algumas substâncias animais" (originalmente em francês, mas traduzido em 1839 para o alemão ) . Na mesma publicação , ele também propôs que os animais desenhar mais das suas proteínas de plantas.

Augusto Voelcker foi assistente de Mulder por um ano a partir de 1846.

Em 1850, ele foi eleito membro estrangeiro da Academia Real Sueca de Ciências. Ele morreu em Bennekom em 1880.

Pesquisa e TRADUÇÃO feita por: Nathalia Ferreira


Referências: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerardus_Johannes_Mulder
http://en.wikipedia.org/wiki/Gerardus_Johannes_Mulder

Nenhum comentário:

Postar um comentário