quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Elemento Químico NITROGÊNIO



É o gás presente em maior quantidade no ar. Essa substância é fundamental para a vida na Terra, pois faz parte da composição das proteínas, que são moléculas presentes em todos os seres vivos.

O nitrogênio é um gás que dificilmente se combina com outros elementos ou substâncias Assim, ele entra e sai de nosso corpo durante a respiração (e também do corpo dos outros animais e plantas) sem alterações.

Assim, os animais não conseguem obter o nitrogênio diretamente do ar, somente por meio dos alimentos.

Essa transformação é feita por bactérias que vivem na raiz das plantas conhecidas como leguminosas (feijão, soja, ervilha, alfafa, amendoim, lentilha, grão-de-bico). É por isso que essas plantas não tornam o solo pobre em nitratos, como costuma ocorrer quando as outras espécies de vegetais são cultivadas por muito tempo no mesmo lugar.

Com sais de nitrogênio, as plantas fabricam outras substâncias que formam seu corpo. Os animais, por sua vez, conseguem essas substâncias que contém nitrogênio sofre decomposição e são transformadas em sais de nitrogênio, que podem ser usadas pelas plantas.

Uma parte dos sais de nitrogênio, porém,é transformada em gás por algumas bactérias do solo e voltam para a atmosfera. Desse modo o nitrogênio é reciclado na natureza.

Símbolo: N 
Massa atômica: 14,00674
Número atômico: 7
Ponto de fusão: 63,15K (-210 ºC)
Ponto de Ebulição: 75,36K (-169,7 ºC)
Densidade: 0,97 g cm³
Ano da descoberta: 1772
Autor da Descoberta: Daniel Rutherford
Origem do nome:Grega - nitrogenes
Utilidades: Combustível para foguetes, adubos, explosivos, etc.

De acordo com um novo estudo, as pessoas estão sobrecarregando os ecossistemas com nitrogênio pela queima de combustíveis fósseis e pelo aumento da atividades industriais e agrícolas que produzem nitrogênio.

Segundo o estudo, esse excesso de nitrogênio gerado por atividades humanas polui as águas doces e zonas costeiras, e pode contribuir para a mudança climática. Todavia, tal dano ambiental poderia ser reduzido pela adoção de práticas sustentáveis. 


Pesquisa de Letícia Evellyn 

Referências:  -''-''-''-''-''-''-''-''-''-''-

Nenhum comentário:

Postar um comentário