segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

QUÍMICO FAMOSO

Leo Baekeland
Leo Baekeland Henricus Arthur (14 de novembro de 1863 - 23 de fevereiro de 1944) foi um americano belga-nascido químico. Ele inventou Velox papel fotográfico em 1893 e baquelite em 1907. Sua invenção da baquelite, um barato, não inflamável, versátil e popular plástico, marcou o início da indústria de plásticos modernos.
                               

Carreira
Leo Baekeland nasceu em Ghent, na Bélgica, Baekeland era filho de um sapateiro e de uma empregada doméstica. Ele disse a The Literary Digest: "O nome é uma palavra que significa Flamengo ‘Terra de Faróis’. Ele se formou com honras pela Escola Técnica Ghent Municipal e foi premiado com uma bolsa de estudos pela cidade de Ghent para estudar química na Universidade de Ghent, onde adquiriu um PhD máxima cum laude com a idade de apenas 21. Ele foi posteriormente nomeado professor de química em 1889, e se casou com Céline Swarts, a filha de seu chefe de departamento.

Em 1889 Baekeland passou em Nova York, onde conheceu Richard Anthony, do E. e HT Anthony empresa fotográfica. Baekeland já tinha inventado um processo de desenvolvimento de placas fotográficas usando água em vez de outros produtos químicos, e estava interessado em mudar-se para a América; Anthony viu potencial no jovem químico e ofereceu-lhe um emprego. Baekeland tornou-se um americano naturalizado em 1897, e um professor por nomeação especial na Universidade de Columbia em 1917.

Baekeland trabalhou para a empresa Anthony por dois anos, e em 1891, criado no negócio por si mesmo como um químico consultoria. No entanto, um período de doença e desaparecendo fundos fez repensar suas ações e ele decidiu voltar para seu antigo interesse de produzir um papel fotográfico que permitiria ampliações para ser impressa pela luz artificial. Após dois anos de intenso esforço ele aperfeiçoou o processo para produzir o papel, que ele chamou de Velox; foi o primeiro papel fotográfico comercialmente bem sucedido. Na época os EUA estavam sofrendo uma recessão e não havia investidores ou compradores para sua proposta de um novo produto, de modo Baekeland se tornaram parceiros com Leonardi Jacobi e estabeleceu o Nepera Chemical Company em Nepera Park, Yonkers, Nova Iorque.

Em 1899 Jacobi, Baekeland, e Albert Hahn, mais um associado, vendido Nepera para George Eastman da Eastman Kodak Co. Por US $ 750.000. Baekeland ganhou cerca de $ 215.000 líquidos através da transação. Com uma porção de o dinheiro ele comprou "Snug Rock", uma casa em Yonkers, Nova York, e montou seu próprio laboratório bem equipado.
Ele patenteou mais de 55 invenções, incluindo processos para a separação de cobre e cádmio, e para a impregnação de madeira.

Invenção da baquelite
Dog Bakelite Verde Guardanapo Ring, Chemical Heritage Foundation
Quando perguntado por que ele entrou no campo de resinas sintéticas, Baekeland respondeu "para ganhar dinheiro." Seu primeiro objetivo era encontrar um substituto para goma-laca (feita a partir da excreção de besouros lac). Os químicos começaram a reconhecer que muitas das resinas naturais e fibras eram polímeros. Baekeland começou a investigar as reações de fenol e formaldeído. Ele primeiro produziu uma goma-laca de fenol-formaldeído solúvel chamada " Novolak "que nunca se tornou um sucesso no mercado como uma marca, mas ainda existe como Novolac. Ele então virou-se para o desenvolvimento de um ligante para o amianto, que na época foi moldado com borracha. Ao controlar a pressão e temperatura aplicadas ao fenol e formaldeído, ele poderia produzir sua sonhada disco moldável de plástico: Baquelite. O nome químico de baquelite é polyoxybenzylmethylenglycolanhydride. Do patente processo de Baekeland para fazer produtos insolúveis de fenol e formaldeído foi ajuizada em julho de 1907, e concedida em 07 de dezembro de 1909.

Em fevereiro 1909 Baekeland anunciou oficialmente sua realização em uma reunião da seção do New York American Chemical Society.

Em 1922, depois de litígios de patentes favoráveis ​​a Baekeland, o General Bakelite Co, fundada por ele em 1910, junto com o Condensite Co. Fundada por Aylesworth, eo Redmanol Chemical Products Co, fundada por LV Redman, foram incorporadas pela Bakelite Corporation.
A invenção da baquelite marca o início da idade de plásticos. Baquelite foi feita a partir de fenol, em seguida, conhecido como ácido carbólico, e formaldeído. Estes podem ser misturados, aquecidos, e em seguida, ou moldado ou extrudido.
Embora Adolf von Baeyer experimentado com este material em 1872, ele não completar o seu desenvolvimento.

Baquelite foi o primeiro plástico inventado que realizou a sua forma depois de ser aquecido. Rádios, telefones e isoladores elétricos foram feitos de baquelite por causa de sua excelente isolação elétrica e resistência ao calor. Logo suas aplicações se espalhou para a maioria dos ramos da indústria.
Com a morte de Baekeland em 1944, a produção mundial de baquelite foi de cerca de 175 000 toneladas, e foi utilizado em mais de 15 mil produtos diferentes.


Baekeland foi condecorado com a Medalha Franklin em 1940.

Pesquisa de: Luiz Sounier


Referencias
http://en.wikipedia.org/wiki/Leo_Baekeland
http://www.infoescola.com/quimica/polimeros/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADmero
http://www.brasilescola.com/quimica/polimeros.htm
http://www.alunosonline.com.br/quimica/polimeros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário